Dois milhões de euros para apoiar bombeiros voluntários

Ministra anuncia ainda que bombeiros ficarão isentos do Imposto Sobre Veículos e das taxas moderadoras na rede do Serviço Nacional de Saúde.

Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, divulgou esta quinta-feira que o orçamento da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vai ter um aumento de dois milhões de euros, que deverão ser usados para ajudar as associações dos bombeiros voluntários.

O aumento da verba para as corporações de bombeiros insere-se no âmbito do reforço dos incentivos ao voluntariado presentes no programa do Governo e anunciado durante a apresentação do Dispositivo Especial de Combate ao Incêndios Florestais (DECIF) para 2016, que decorreu hoje na sede da ANPC, em Carnaxide.

No âmbito do reforço dos incentivos ao voluntariado nos bombeiros, o Governo vai também isentar do Imposto Sobre Veículos (ISV) a aquisição de carros para todas as missões operacionais dos corpos de bombeiros, ficando também isentos deste imposto as associações humanitárias que adquirirem viaturas de transporte de doentes não urgentes.

A ministra Constança Urbano de Sousa indicou também que vai ser relançado o programa de apoio à modernização de quartéis, veículos operacionais e equipamentos de proteção individual (EPI), sendo alterados os critérios de elegibilidade com vista a uma maior taxa aprovação de candidaturas aos fundos comunitários.

Os bombeiros vão ainda passar a estar isentos das taxas moderadoras para todo o tipo de cuidados de saúde na rede do Serviço Nacional de Saúde.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG