Do papel higiénico a caças 'F-16'

É na saúde que os contratos por ajuste directo se referem a valores mais elevados. Prova disso é que o pódio das entidades mais adjudicadas (ver tabela ao lado) é ocupado por farmacêuticas que juntas receberam mais de 52 milhões de euros por ajuste directo. Trata-se da Wyeth Lederle Portugal, da Roche Farmacêutica Química, Lda. e da Sanofi Pauster M SD. Na lista das entidades mais adjudicadas encontra-se ainda a Petrogal (14.337.021 euros) e a Informática do El Corte Inglês S.A. (11.834.118 euros). Uma fruto de contratos de abastecimento de veículos de entidades públicas e outra na sequência de aquisição de licenças e de software.

No que diz respeito a entidades que mais adjudicaram entre Agosto de 2008 e Setembro de 2009 estão, sem surpresa, as unidades hospitalares. Ainda assim, no "top 10" destaca-se o Instituto do Emprego e Formação Profissional - IEFP com cerca de 24 milhões de euros pagos em contratos por ajuste directo, que é seguido pela Força Aérea Portuguesa que teve gastos na ordem dos 22 milhões de euros. Este valor foi impulsionadp por "trabalhos de reparação e revisão geral de motores Dummy de um F-16" que custaram cerca de 4 milhões de euros, cobrados por uma empresa belga: a Pratt & Whitnei Belgium Engine.

A Câmara Municipal de Lisboa também é uma das principais entidades adjudicantes (20.557.303 euros), numa lista liderada pela Sub-Região de Saúde de Santarém que fez contratos por ajuste directo que totalizam cerca de 39 milhões de euros.

As mais de oito mil entradas também incluem gastos mais modestos, como é o caso dos 7.554 euros gastos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa para "aquisição de diversos produtos de higiene (papel higiénico e sabonete liquido)".

Além da limpeza é também possível encontrar vários contratos que dizem respeito a pinturas e restauros de faróis, como é o caso da "empreitada de conservação e restauro do Farol do Cabo do Mondego" que custou 146.531 euros.

Se se juntar autarquias, governo, secretarias-gerais e juntas de freguesia também é possível ver que, por exemplo, a Viagens Abreu, SA vendeu cerca de 800 mil euros em viagens a entidades públicas, embora este valor seja uma soma de todos contratos por ajuste directo feitos com esta empresa. Fotocópias, tinteiros e fardas são alguns dos muitos gastos que constam da longa lista de ajustes directos na Administração Pública.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG