DN escolas musical em Salzburgo

Os vencedores da iniciativa DN escolas visitaram Salzburgo, na Áustria. Uma jornada marcada pela música, ou não fosse esta a cidade natal de Mozart.

Entre o piano, os saxofones e a dança fica Salzburgo. Hoje, foi a música que nos guiou pela cidade e recebeu um lugar, muito especial, na memória de cada um dos vencedores do DN escolas, no 6º dia desta viagem inesquecível pela Europa.

Salzburgo nasce em cada esquina e em cada pormenor. "Envolvidos pelas montanhas verdes, Salzburgo deixa-nos voar e sonhar com um futuro melhor", diz Íris Ascenção, depois de um dia único nesta cidade onde nasceu Wolfgang Amadeus Mozart e que serviu de cenário ao clássico filme "Música no coração".

O dia foi preparado e apresentado pelos Mensageiros que nos levaram à fortaleza Hohensalzburg, pela manhã, onde pudemos apreciar as vistas panorâmicas da cidade. Seguiu-se um passeio pelas mágicas ruas, a visita à casa Mozart e o final perfeito de tarde no jardim do Palácio Mirabell. Pelo meio, houve ainda tempo para um inesperado momento de dança, ao som do saxofone de uns artistas de rua, a atuar na Mozartplatz.

"Salzburgo despertou, no grupo, um espírito musical que o uniu ainda mais", observa sorridente Salomé Fernandes. Também Manuel Ribeiro sentiu a forte presença da música e deixou-se inspirar: "E, na melodia de Salzburgo descobrimos a inspiração de Mozart."

O timming não podia ser mais perfeito. A música de Salzburgo veio adoçar a curiosidade artística dos jovens, num momento em que foi lançado o grande desafio da viagem, "O DN escolas tem talento", a começar dentro de dias.

Hoje despedimo-nos da Áustria mas não da música, levando nas nossas recordações este "postal vivo ao qual rapidamente queremos pertencer", diz Carolina Faustino ao descrever a cidade.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG