Divulgação dos resultados da prova de Inglês foi adiada

Os alunos que fizeram o exame de Inglês desenvolvido pela Universidade de Cambridge, Key for Schools, vão ter de esperar mais do que o previsto para conhecer as notas.

"Ao contrário do inicialmente previsto, o IAVE vem comunicar que a divulgação de resultados do teste Key for Schools dos alunos a frequentar o 9.º ano de escolaridade não poderá realizar-se no próximo dia 4 de junho", quarta-feira, avançou hoje o Instituto de Avaliação Educativa em comunicado, sem adiantar outra data para a publicação das notas.

Segundo o IAVE, o atraso deve-se à fraca adesão dos professores, já que só 800 dos 1200 que fizeram a formação para classificar as provas "têm estado efetivamente envolvidos no processo", justifica o instituto. A participação é voluntária e não remunerada.

"Assim, para limitar o esforço e tempo despendido nas deslocações efetuadas pelos professores que têm assegurado as tarefas de avaliação e classificação do teste, e de forma a minimizar o impacto nas atividades letivas e não letivas nas escolas onde os professores avaliadores exercem a sua atividade", foi alargado o período para a realização das provas orais e também o prazo para a classificação da prova escrita.

O IAVE elogia o "extraordinário empenho e dedicação dos professores" que têm estado envolvidos no processo e diz que está a "envidar todos os esforços no sentido de concluir o processo com a maior brevidade possível".

O exame era obrigatório para os alunos do 9.º ano, mas podia ser feito por estudantes do 6.º ao 12.º ano. No total, inscreveram-se 121 mil alunos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG