Dia Internacional comemorado de norte a sul

O Dia Internacional da Juventude, que se comemora hoje, é assinalado de norte a sul do país com iniciativas várias, entre actividades ao ar livre, concertos, visitas a museus ou descontos em equipamentos culturais.

Em Lisboa, por exemplo, os jovens com idade entre os 12 e os 30 anos poderão entrar gratuitamente nos quatro núcleos do Museu de Água da EPAL, ou seja, na Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, no Reservatório da Mãe d'Água das Amoreiras, no Aqueduto das Águas Livres e no Reservatório do Patriarcal.

Em Oeiras, a Câmara Municipal vai levar as actividades pensadas para os mais jovens para a Praia de Santo Amaro, onde haverá pinturas faciais, modelação de balões e insufláveis.

Mais a norte, em Vizela, há animação de rua com o grupo Sarrabecos, um concerto com a Banda Plus, vencedores do concurso de bandas de garagem de Vizela, e noite de DJ.

A noite de Viseu vai ser animada pelos DJ 'Candy Shop Projet', enquanto em Cabeceiras de Basto há uma festa da juventude com desporto, animação e música no Centro Hípico. Já Porto de Mós assinala a data com entradas gratuitas nas piscinas municipais para crianças e jovens com idades entre os cinco e os 18 anos.

Em Paredes, os mais jovens vão ter direito a actividades radicais, enquanto na Sertã há um Festival Clubes no Rock, organizado pela Câmara Municipal, que decorre até dia 13.

Mais a sul, em Marvão, a autarquia e a Maruam -- Associação de Jovens organizam actividades desportivas no Campo de Futebol dos Outeiros. Mais à noite, na Praça de Touros, lugar para a actuação da Escola de Música de Marvão, seguida da "Maruam Night Party".

Na capital algarvia, Faro, está prevista a apresentação de um plano estratégico para a juventude do concelho com a presença do secretário de Estado do Desporto e Juventude, Alexandre Mestre.

Em Portimão a autarquia assinala a efeméride com iniciativas na Antiga Lota, na zona ribeirinha da cidade, entre música e uma feira de artesanato e artigos em segunda mão. No mesmo espaço, serão realizadas ações de sensibilização a cargo do Movimento de Apoio à Problemática da SIDA e do Grupo de Apoio a Toxicodependentes. Lugar ainda para um desfile de moda com roupa feita a partir de materiais recicláveis.

Os jovens de Amarante vão poder entrar sem pagar nos equipamentos desportivos e culturais da autarquia, enquanto em Óbidos os jovens com idade entre os 12 e os 30 anos têm entrada gratuita em todos os museus da vila e em Esposende vão ter 10 por cento de desconto nas piscinas de Esposende e Forjães.

Em Braga, a Jovem Cooperante Natureza/Cultura (JovemCoop) realiza duas actividades distintas, tendo previsto uma mostra do património da freguesia de São Vítor através de uma exposição de fotografias e um acampamento em Castelo de Neiva, que decorre até dia 15, com várias actividades de grupo direccionadas para o tema do voluntariado e associativismo.

Hoje assinala-se também o fim do Ano Internacional da Juventude, que em Portugal foi marcado por várias iniciativas que contaram com a participação de milhares de jovens, merecendo um balanço "francamente positivo" por parte da entidade promotora, o Instituto Português da Juventude.

Exclusivos