Desnutrição afeta 30% dos idosos portugueses

Cerca de 30% dos idosos portugueses sofrem de desnutrição. Uma situação que aumenta o risco de infeções, que podem obrigar a internamentos. Associação Portuguesa de Dietistas lança rastreio e aconselhamento nutricional.

Segundo a associação, a principal causa de desnutrição é a redução do apetite, que podem ser motivados por incapacidades físicas, solidão, morte do companheiro, depressão, isolamento ou pobreza.

A mesma refere que recentemente foram desenvolvidas algumas investigações em Coimbra, Guarda e Aveiro que apontara que cerca de 50% dos idosos estavam em desnutrição.

A propósito do Dia Internacional do Idoso, que se assinala na quarta-feira, a Associação Portuguesa de Dietistas lança um rastreio nutricional nas instalações da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, onde darão aconselhamento nutricional.

Zélia Santos, presidente da associação alerta para a necessidade de "existirem profissionais da área da dietética e nutrição nas unidades de saúde primária, e de que a intervenção nutricional deva ser comparticipada, de forma a poder prevenir-se e reduzir-se a desnutrição nos idosos, diminuindo consequentemente, os custos associados ao tratamento aposteriori".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG