Cuidados a ter quando está muito frio

Durante uma vaga de frio, a Protecção Civil aconselha as pessoas a terem vários cuidados. Segundo o Instituto de Meteorologia "técnicamente não estamos perante uma vaga de frio", mas as temperatura vão arrefecer bastante nos póximos dias. Por isso, os conselhos são na mesma válidos e ficam aqui.

-Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.
-Procure manter-se em casa ou em locais quentes.
-Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar.
-O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco.
-Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112.
-O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários. Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.
-Tenha cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal. 
-Seja também cuidadoso com os aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG