Criatividade na areia junta 60 concorrentes

O grande concurso das praias de Portugal, que remonta a 1952, conta este ano com uma edição especial. Está tudo preparado para receber amanhã os artistas desta iniciativa.

Baldinhos coloridos, conchas, algas e pás a condizer! É um magote de artistas que, por uma hora, vestindo T-shirts e usando bonés a condizer, vai acrescentar mais um motivo de interesse às férias cosmopolitas de São Martinho do Porto (Alcobaça). O concurso, promovido todos os anos pelo Diário de Notícias, volta a esta praia que, normalmente, regista uma enchente no recinto da prova.

São Martinho do Porto é destino habitual há décadas deste famoso certame infantil e prova disso mesmo são as páginas de jornal expostas no Posto de Turismo da praia e que também têm sido divulgadas na página oficial do Facebook, em que muitos leitores vão apreciando momentos históricos deste concurso, precisamente, desta praia.

Desde 1952, o concurso atrai as crianças para um desafio de criatividade e, este ano, está aberto a crianças com mais de 8 anos e até aos 14 anos (para o primeiro escalão) e a adolescentes com mais de 15 anos (segundo escalão). Durante uma hora, nesta paisagem ímpar de São Martinho do Porto, em cada quadrícula previamente selecionada pela organização, numa área aproximada de quatro metros quadrados, cada concorrente, este ano, pode usar a sua imaginação uma vez que o tema é livre. Para cada categoria há seis prémios e todos os concorrentes têm direito a diploma de participação e uma assinatura digital do Diário de Notícias. As inscrições para este grande acontecimento são gratuitas e limitadas a 60 concorrentes (30 de cada categoria). O concurso conta, nesta edição especial, com o apoio da Junta de Freguesia de São Martinho do Porto e da Câmara Municipal de Alcobaça.

O talento e a imaginação dos participantes estarão a escrutínio do júri que, findo o tempo regulamentar (uma hora), irá escolher e premiar seis esculturas que se destacarão no areal pela forma, volume e tema escolhido. Os trabalhos, de acordo com o regulamento, serão executados por memorização.

Porque os protagonistas são os concorrentes, está já tudo a postos na Praia de São Martinho do Porto para receber esta edição especial. A paisagem desta praia é de singular beleza, uma vez que é dominada pela concha perfeita da sua baía, banhada por um mar com um azul inebriante. Pelas suas características únicas, clima que resulta de influências atlântica e mediterrânica, é ideal, sublinhe-se, para as férias das crianças e também para os desportos náuticos. O facto de estar bem protegido pelas arribas que separam esta baía do mar aberto, fazem que São Martinho do Porto seja um local bastante ameno e aprazível para as férias. É ali, nas muito finas areias, que o talento e a criatividade estarão aliadas, por certo, aos trabalhos a executar pelos 60 concorrentes deste ano.

Amanhã, a partir das 10.30, será dado o sinal de partida para esta edição especial da renhida e alegre competição.

Boa sorte a todos!

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG