Cinco praias de Matosinhos e uma do Porto interditas

Cinco praias de Matosinhos e uma do Porto estão interditas a banhos devido à má qualidade da água registada na quarta-feira, disse hoje à Lusa fonte da Capitania do Porto de Leixões.

Segundo Luís Jimenez, oficial adjunto daquela capitania, as três praias da cidade de Matosinhos, as de Angeiras Sul e Azul da Conchinha (também em Matosinhos) e a do Castelo do Queijo, já no Porto, encontram-se interditas a banhos.

O oficial afirmou desconhecer "exatamente o tipo de bactéria" que determinou a interdição a banhos, explicando que a capitania atuou na sequência de uma comunicação da Administração Regional de Saúde e da Administração Região Hidrográfica do Norte.

O responsável adiantou que se aguarda agora os resultados de novas análises, efetuadas na quinta-feira, sendo que a Capitania apenas autorizará os banhos naquelas praias "caso os valores se apresentem normais".

Luís Jimenez referiu que terão sido as chuvas de terça-feira a causa desta interdição,

"É quase certo que esta situação decorre das chuvas", disse, "que fez com que as ribeiras descarregassem efluentes para o mar".

Contactado pela Lusa, o comandante da Proteção Civil de Matosinhos, Salgado Rosa, afirmou também desconhecer "em concreto qual a bactéria" que esteve na origem desta determinação, que fez com que a bandeira vermelha tenha sido hasteada nas praias.

"Não é nada de especial e apenas aconteceu o que normalmente acorre quando chove", acrescentou.

Salgado Rosa adiantou que ainda hoje serão conhecidos novos resultados da qualidade da água nas praias, "estando a contar que sejam normais".

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG