Cerca de 18 toneladas de velas derretidas no santuário

Cerca de 18 toneladas de velas foram derretidas no tocheiro do santuário de Fátima no domingo, o primeiro dia da peregrinação dos dias 12 e 13 de maio, informou à agência Lusa fonte do Santuário de Fátima.

O número é semelhante àquele verificado em 2012, quando foram derretidas 19 toneladas, num ano em que foi igualmente registada uma grande afluência de peregrinos e que também coincidiu com um fim de semana.

A entrega de velas para derreter no tocheiro do Santuário é uma das formas mais tradicionais de cumprimento de promessas no santuário da Cova de Iria, no qual decorre hoje o último dia da peregrinação que assinala o 96.º aniversário das aparições marianas.

As velas, de diversos tamanhos, apresentam formas tão diversas que vão desde figuras humanas a reproduções de órgãos do corpo humano.

No domingo, o reitor do santuário assinalou que o número de peregrinos que se deslocam a pé ao Santuário de Fátima por ocasião das celebrações religiosas aumentou em 7.000 pessoas face a 2012.

Em conferência de imprensa, Carlos Cabecinhas frisou que os dados disponíveis "ainda não são finais nem definitivos", mas que o número de peregrinos a pé registou um "aumento significativo" este ano, com o número de caminhantes a cifrar-se em 37.000 pessoas, face às cerca de 30.000 de 2012, um aumento de 23 por cento.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG