Peregrinação do Migrante decorreu sem incidentes
A peregrinação do Migrante em Fátima de 12 e 13 de Agosto decorreu sem incidentes de maior, disseram à Lusa o comandante Distrital de Operações de Socorro de Santarém (CODIS) e o comandante da Operação Migrante, a cargo da GNR.
Durante a Operação Migrante "foram registadas três ocorrências relacionadas com o extravio de carteiras, tendo sido identificadas três pessoas por possível furto das mesmas", revelou o capitão da Operação Migrante Duarte da Graça.
O responsável pela operação da GNR acrescentou ainda que "uma pessoa, um adulto, perdeu-se, mas foi encaminhada para junto dos seus familiares".
Durante os dois dias da peregrinação o militar confirma que foi reduzido o fluxo de trânsito nas principais vias de acesso a Fátima.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
Os parques de estacionamento a Sul do Santuário ficaram em média a metade da sua capacidade máxima, enquanto os localizados a Norte do Santuário estiveram quase sempre lotados, disse a mesma fonte à Lusa.
Joaquim Chambel do CODIS, por seu lado, sublinha "um balanço claramente positivo" nos 12 e 13 de Agosto, já que "não houve qualquer ocorrência significativa".
No dia 12 de Agosto os peregrinos nunca chegaram a encher o recinto do santuário de Fátima, mas os fiéis, durante a eucaristia da manhã de hoje, ocuparam quase por completo aquele espaço.
Na última palavra dirigida aos peregrinos, o bispo da diocese de Leiria-Fátima realçou a beleza colorida e a diversidade dos povos nesta peregrinação dedicada aos migrantes e enviou uma saudação muito especial aos jovens e às crianças.
"Daqui de cima envio-vos uma carícia cheia de muita fé e uma bênção especial de Jesus e de Maria, a sua mãe", disse aos "amiguitos e amiguitas" presentes no recinto.
Aos grupos que agora rumam à Jornada Mundial da Juventude, António Marto lembrou que estes "são o coração jovem da Igreja" e desejou que "Nossa Senhora os acompanhe até Madrid".