Obras de Eça inspiram semana gastronómica em Leiria
"Os Maias", "O Crime do Padre Amaro" ou "A Cidade e as Serras" estão entre as obras que inspiram uma semana gastronómica em Leiria, com início na segunda-feira, na Escola de Sabores da Escola Profissional local.
Na ementa da semana gastronómica queirosiana, uma organização da Câmara de Leiria em parceria com o estabelecimento de ensino, constam, também, os romances "O Primo Basílio" e "A Ilustre Casa de Ramires".
Na quarta-feira, por exemplo, a proposta começa com uma "Sopa muito quente com macarrão", referenciada n'"O Primo Basílio", continuando a viagem gastronómica e literária com "Os Maias" e com "Lombo assado... de porco", acompanhado de "Arroz de favas", que Jacinto, n'"A Cidade e as Serras", elogia. À sobremesa, mantém-se esta última obra, com "Pudim, doce de ovos e laranjas geladas".
Mas ao longo da semana outros pratos dão a conhecer a obra de Eça de Queiroz, que chegou a Leiria em 1870 para assumir o cargo de administrador do concelho e onde esteve cerca de um ano. Aqui escreveu "O Crime do Padre Amaro" que tem na "Sopa Juliana" e na "Cabidela... de galinha" os pratos que vão ser elaborados na cozinha e restaurante de formação da Escola Profissional de Leiria.
Alberto Vaz, "chef" e formador na Escola de Sabores, explicou que o ponto de partida para a semana gastronómica queirosiana foi a "pesquisa feita em sintonia com as professoras da disciplina de Português".
"Toda a parte gastronómica, a elaboração da ementa, a conjugação dos pratos, foi o curso de Cozinha, com a integração dos alunos nesta pesquisa", adiantou.
Segundo Alberto Vaz, este trabalho foi facilitado pela "adjetivação" nas obras de Eça: "Nos grandes banquetes, com as cores, com os cheiros, com os aromas, a maneira das personagens se apresentarem, leva-nos a que se consiga enriquecer a mesa", exemplificou.
Com iguarias de "cariz mais tradicional" -- "Caldo de galinha com fígados e moelas" ou o "Creme queimado" (leite creme), ambos de "A Cidade e as Serras", mas também a "Sopa seca" de "A Ilustre Casa de Ramires" -, a escola apresenta, igualmente, cozinha "mais 'gourmet'" influenciada pelo Hotel Central d'"Os Maias".
Neste último caso, o "chef" Alberto Vaz destacou o prato principal de quinta-feira - "Sole normande com petits pois à la Cohen", em referência a Jacob Cohen, convidado do banquete do hotel, - ou "Creme de legumes com... tomates Farcies", na sexta-feira.
A semana gastronómica queirosiana integra o programa "Eça 2014", com o qual o município quer "atrair mais pessoas a Leiria para ficarem a conhecer o escritor, a sua obra e a cidade", disse à agência Lusa o vereador com o pelouro da Cultura, Gonçalo Lopes.
O responsável salientou que "um motivo importante das obras de Eça de Queiroz é a descrição que fazia dos diversos pratos nos diversos livros que escreveu", pelo que "não podia faltar a gastronomia" neste programa.
"Tanto mais que Leiria tem uma escola profissional que pode aliar a formação dos alunos e também este aspeto inovador de ementas antigas e literárias", afirmou Gonçalo Lopes, antevendo sala cheia na Escola de Sabores, onde se vai saborear comida mas também "um pouco da cultura literária" de Eça de Queiroz, declarou.