Operação "Presente Americano" da PJ combate fraude com cartões bancários

A Polícia Judiciária (PJ), através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), desencadeou uma operação de combate à contrafação e fraude com cartões bancários, no âmbito da qual foram realizadas dez buscas domiciliárias e não domiciliárias, e detidos quatro homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 20 e os 36 anos.

Os detidos são suspeitos da prática, entre outros, de vários crimes de contrafação de títulos equiparados a moeda, passagem de moeda falsa de concerto com o falsificador, falsificação de documentos agravada e de burla informática qualificada.

A operação, denominada "Presente Americano" e que envolveu cerca de cinquenta inspetores, decorreu na área da Grande Lisboa, permitiu desmantelar um dos mais importantes grupos em atividade na área da contrafação de cartões bancários e dedicado à prática de burlas na aquisição de bens e serviços, cujo valor global terá sido superior a um milhão de euros.

No âmbito da mesma investigação, já anteriormente tinham sido detidos um homem e uma mulher, a quem foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Os cinco detidos serão presentes, hoje, à Autoridade Judiciária competente, com vista à promoção do primeiro interrogatório judicial de arguido detido, visando a aplicação das medidas de coação.

Exclusivos