Mais de 500 peregrinos assistidos nos postos de socorros

Mais de meio milhar de peregrinos recebeu assistência, desde o final da tarde de sexta-feira, nos postos de socorros instalados em Fátima, informou hoje a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a ANPC afirmou que, no âmbito da operação "Fátima 2012" - operacionalizada através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, com 249 homens e 91 veículos -, até às 09:00 de hoje, entre os peregrinos atendidos 123 eram feridos, um dos quais com gravidade.

Em funcionamento estão postos de socorros da Cruz Vemelha Portuguesa e do Santuário de Fátima.

Foram transportadas 18 pessoas para os hospitais distritais da região e registados 70 internamentos no hospital de campanha do Instituto Nacional de Emergência Médica, instalado num colégio de Fátima.

Outro serviço que presta apoio aos peregrinos é o dos Servitas de Fátima, que nesta peregrinação conta com 221 voluntários, entre os quais escuteiros, médicos e enfermeiros.

No Santuário foram já assistidos cerca de 1.500 peregrinos no serviço de lava-pés.

Ler mais

Exclusivos

Premium

robótica

Quando os robôs ajudam a aprender Estudo do Meio e Matemática

Os robôs chegaram aos jardins-de-infância e salas de aula de todo o país. Seja no âmbito do projeto de robótica do Ministério da Educação, da iniciativa das autarquias ou de outros programas, já há dezenas de milhares de crianças a aprender os fundamentos básicos da programação e do pensamento computacional em Portugal.

Premium

Anselmo Borges

"Likai-vos" uns aos outros

Quem nunca assistiu, num restaurante, por exemplo, a esta cena de estátuas: o pai a dedar num smartphone, a mãe a dedar noutro smartphone e cada um dos filhos pequenos a fazer o mesmo, eventualmente até a mandar mensagens uns aos outros? É nisto que estamos... Por isso, fiquei muito contente quando, há dias, num jantar em casa de um casal amigo, reparei que, à mesa, está proibido o dedar, porque aí não há telemóvel; às refeições, os miúdos adolescentes falam e contam histórias e estórias, e desabafam, e os pais riem-se com eles, e vão dizendo o que pode ser sumamente útil para a vida de todos... Se há visitas de outros miúdos, são avisados... de que ali os telemóveis ficam à distância...