Comerciantes da Nazaré dizem que é mais uma "machadada"

A Associação Comercial da Nazaré considerou hoje lamentável que o Governo não dê tolerância de ponto no Carnaval, contribuindo com "mais uma machadada" para agravar a crise que tem levado ao encerramento de vários estabelecimentos na vila.

"É lamentável que os nossos governantes não se preocupem com o impacto que estas medidas [não concessão de tolerância de ponto no Carnaval] têm no comércio de zonas turísticas como a Nazaré, que tem como pontos altos precisamente o verão, a passagem de ano e o Carnaval", considerou à Lusa António José Hilário, presidente da Associação Comercial Industrial e de Serviços da Nazaré (ACISN).

A associação, que nos últimos anos perdeu "vários associados que fecharam as portas devido à crise e às novas exigências de faturação" teme que os impactos da redução de turistas durante o período de férias do Carnaval se revele, "mais uma machadada para os estabelecimentos que se vão ressentir muito desta quebra de rendimentos".

O Carnaval da Nazaré atrai anualmente milhares de visitantes à vila "fazendo com que, por um lado, haja uma maior afluência de dormidas na hotelaria e, por outro, um grande aumento de afluência à restauração, porque muitas das pessoas que têm cá casa aproveitam para vir nesta altura e logicamente não ficam em casa a comer".

Sem tolerância de ponto, "estas pessoas não virão e prevejo que o comércio tenha um grande transtorno e a Nazaré fique ainda pior do que já está".

Para António José Hilário, "o Governo devia pensar um bocadinho melhor no impacto destas decisões para localidades turísticas, porque mesmo que a câmara resolvesse dar tolerância isso não resolvia o nosso problema porque precisamos é dos visitantes para dinamizar a economia", conclui.

O presidente da ACISN reagia ao anúncio do Governo de que não será concedida tolerância de ponto no Carnaval este ano, princípio que irá manter-se, pelo menos, durante a aplicação do Programa de Assistência Económica e Financeira a Portugal.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG