Casal que subornou coveiro e trocou urna em tribunal

Um casal suspeito de subornar um coveiro e de ter trocado a urna de uma familiar com a de outra pessoa, para imputar erro à Junta de Freguesia de Alverca e reclamar 20 mil euros de indemnização, começa hoje a ser julgado.

A primeira sessão do julgamento está agendada para as 09:15 no 1.º Juízo Criminal do Tribunal de Vila Franca de Xira.

O homem e a mulher, de 31 e 28 anos, respetivamente, estão acusados pelo Ministério Público (MP) de corrupção ativa e de profanação de cadáver, enquanto o coveiro, de 54 anos, vai a julgamento por corrupção passiva e coautoria na profanação de cadáver.

Segundo o despacho de acusação, a que a agência Lusa teve acesso, em julho de 2011, o casal terá pago "100 euros" ao coveiro para que entregasse "uma urna com uma ossada completa, não identificada e considerada abandonada". De seguida, o arguido "dirigiu-se ao ossário da avó e trocou a urna da familiar pela que tinha sido entregue pelo coveiro".

O neto levou depois a urna com as ossadas da avó na bagageira do carro para casa. De acordo com o MP, o casal "manteve a urna na despensa da habitação durante quase quatro meses".

Durante esse período, a advogada do arguido chegou a ir à Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo, concelho de Vila Franca de Xira, para exigir uma indemnização de 20 mil euros, alegando erro dos serviços da autarquia local.

Fonte da Junta disse à Lusa que o coveiro tinha confessado o plano. O casal foi detido pelas autoridades a 26 de novembro de 2011, quando tentava devolver a urna ao cemitério de Alverca.

A mesma fonte acrescentou que o funcionário da Junta de Freguesia - coveiro há 20 anos - cumpriu uma suspensão de quatro meses, sem vencimento, no âmbito do processo disciplinar aberto pela entidade patronal, mas já voltou ao trabalho.

"Com a referida conduta, os arguidos ofenderam e mostraram um profundo desrespeito pela memória da pessoa em causa", frisa o MP, acrescentando que os três visados "colocaram o interesse do Estado em causa".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG