Bombeiros "cercados pelo fogo" salvos por meios aéreos

Cinco bombeiros de Tondela, Viseu, estiveram hoje cercados pelas chamas que lavram na serra do Caramulo, depois da viatura em que seguiram ter tido um acidente, mas foram salvos por descargas de água de meios aéreos.

Segundo fonte dos bombeiros de Tondela, a viatura de combate a incêndios em que os cinco homens seguiam "tombou lateralmente" junto à povoação de Carvalhinho - que esteve ameaçada pelas chamas a meio da tarde de hoje - e os seus ocupantes ficaram "cercados pelo fogo".

De acordo com a mesma fonte os meios aéreos que estão a atuar no incêndio efetuaram descargas de água no local, auxiliados por outro veículo de combate ao fogo, não tendo os bombeiros sofrido ferimentos.

"Os bombeiros não ficaram feridos e já estão a combater o incêndio", disse, por seu turno, à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu.

De acordo com a mesma fonte a viatura acidentada "já foi removida do local", situado numa zona de acessos "fáceis".

O incêndio, que lavra em zona de mato, chegou a ser dado como dominado na noite de sexta-feira mas reativou-se pelas 15:47 de hoje e possuía, pelas 17:10, duas frentes ativas, depois de ter chegado a lavrar em três frentes.

Segundo a fonte do CDOS de Viseu as chamas junto à povoação do Carvalhinho foram controladas e a frente que agora mais preocupa os bombeiros dirige-se para o cume da serra, para uma zona onde existem antenas de telecomunicações "estando os meios de combate a ser reposicionados".

De acordo com a página de Internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) o incêndio do Caramulo está a ser combatido por 164 operacionais, apoiados por 44 viaturas, um helicóptero bombardeiro pesado e dois aviões bombardeiros médios anfíbios.

Este incêndio é o único que aparece em destaque na página da ANPC, embora pelas 18:00 estivessem em curso dois fogos florestais no país.

Ainda de acordo com a página da Autoridade Nacional de Proteção Civil desde as 00:00 de hoje registaram-se 55 ocorrências.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG