CDU quer Câmara do Porto a defender "TAP inteiramente pública"

Proposta da vereação comunista na autarquia do Porto será apresentada na reunião camarária de terça-feira.

A CDU propõe que a Câmara Municipal do Porto tenha um papel na defesa "de uma TAP inteiramente pública, recapitalizada, ao serviço do desenvolvimento de todo o país e fator de afirmação e projeção da soberania nacional".

Assinado pelo vereador comunista Pedro Carvalho, o documento acrescenta que o Governo deve intervir, nomeadamente na "anulação do cancelamento de voos de e para o Porto". Outra medida contemplada na proposta é o "fim da intenção de subcontratação de serviços regulares à OMNI/Whyte" por ser uma tentativa de "fugir à contratação de trabalhadores com direitos".

O vereador mostra-se também preocupado com o "cancelamento de rotas de voos diretos entre o Porto" e outras cidades europeias, pois considera estarem a afetar os interesses de toda a região do Norte.

Por outro lado, Pedro Carvalho afirma que "os acionistas da Gateway têm interesses próprios incompatíveis com a consolidação da TAP enquanto empresa de bandeira portuguesa, de que são exemplos os negócios com a Azul".

Para o vereador, mesmo os 50% do capital da TAP presentes nas mãos do Estado não chegam para corresponder às necessidades do país nem para assegurar o futuro da TAP.

Na passada semana, já o vereador do PSD tinha entregado uma recomendação para demonstrar ao primeiro-ministro a "insatisfação" resultante da falta de investimento da TAP no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Este documento, que o PSD quer ver debatido também na próxima reunião camarária, tem como objetivo que a Câmara peça formalmente ao Governo "a total divulgação dos termos do acordo de recompra de 11% da TAP".

Já o Presidente da Câmara do Porto admitiu vir a "apelar ao boicote da região" à transportadora e acusa-a de ter em curso uma estratégia que visa "destruir o aeroporto Francisco Sá Carneiro", para construir em Lisboa "um novo aeroporto e uma nova ponte".

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG