Cardeal apela ao uso de "todas as forças" num ano difícil

O cardeal patriarca de Lisboa alertou hoje para a necessidade de recorrermos "a todas as forças que nos dão coragem de lutar", neste ano que "todos o anunciam como um ano difícil".

Na homilia do Dia Mundial da Paz, D.José Policarpo, começou por sublinhar: "iniciamos um ano que todos o anunciam como um ano difícil, exigente, em que, para não soçobrarmos no desânimo, precisamos de recorrer a todas as forças que nos dão coragem de lutar e que são o fundamento da nossa força e da nossa alegria".

O cardeal citou ainda o Papa Bento XVI, sublinhando que o pontífice convida a "a olhar o ano de 2012 com esta atitude confiante".

"É verdade que, no ano que termina, cresceu o sentimento de frustração por causa da crise que aflige a sociedade, o mundo do trabalho e a economia; uma crise cujas raízes são primariamente culturais e antropológicas. Parece que um manto de escuridão desceu sobre o nosso tempo, impedindo-nos de ver com clareza a luz do dia" disse ainda o Papa, citado pelo cardeal patriarca de Lisboa.

Os jovens ocuparam lugar central na homilia de D.José Policarpo, cujo "idealismo", acredita o cardeal, "pode levá-los a introduzir o amor e a generosidade como dinamismos básicos da vida social".

"Sabei que vós mesmos servis de exemplo e estímulo para os adultos, e tanto mais o sereis quanto mais vos esforçardes por superar as injustiças e a corrupção, quanto mais desejardes um futuro melhor e vos comprometerdes a construi-lo", acentuou o cardeal patriarca.

Aos jovens, sublinhou ainda o cardeal, cabe um papel importante na "nova evangelização", em que a "doutrina social da Igreja deve estar mais presente. "Ela tem, necessariamente, de fazer parte da nova evangelização", afirmou D.José Policarpo,apontando para os "laços profundos entre evangelização e promoção humana".

Antes de mais, explicou o cardeal, "laços de ordem antropológica, porque o homem a evangelizar não é um ser abstrato, mas é condicionado pelas questões sociais e económicas", disse.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG