Cantina social do Alandroal disponível a partir de hoje

O concelho alentejano de Alandroal disponibiliza desde hoje um serviço de Cantina Social, que resulta de um protocolo estabelecido entre a Segurança Social e o Lar Cantinho Amigo, de Santiago Maior, divulgou o município. O novo serviço foi implementado no âmbito do programa de Emergência Alimentar.

O protocolo estabelecido com a Segurança Social, segundo a autarquia, prevê que seja servido um máximo de 65 refeições diárias, com o custo simbólico de um euro, que podem ser consumidas no Lar Cantinho Amigo, podendo ainda os utentes levar as refeições para as suas habitações.

O município indicou que, devido às características geográficas e demográficas do concelho de Alandroal, a Segurança Social entendeu que o Lar Cantinho Amigo é a instituição com melhores condições para arrancar com o projeto, visto que está localizada na freguesia com o maior aglomerado populacional.

Numa primeira fase, que vai ter a duração de três meses, a Cantina Social, que se destina, sobretudo, aos idosos e a famílias com baixos rendimentos ou afetadas pelo desemprego, está disponível apenas na freguesia de Santiago Maior.

Numa segunda fase e com o apoio da Câmara Municipal de Alandroal, toda a população do concelho poderá beneficiar deste serviço.

O processo de implementação da Cantina Social no concelho de Alandroal tem vindo a ser preparado em articulação entre a Câmara Municipal, as juntas de freguesia e as instituições de solidariedade social.

Estas entidades têm vindo a reunir para assinalar as situações mais prioritárias e garantir que não existirá uma duplicação dos apoios que já estão no terreno, nomeadamente do Regulamento de Apoio aos Estratos Sociais Desfavorecidos da Câmara de Alandroal.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG