'Canadair' europeus de prevenção em Portugal
Dois aviões preparados para combater incêndios até terça-feira. Ontem, fogos em Viseu e Marco de Canaveses foram circunscritos ao final da tarde.
Portugal vai contar nos próximos cinco dias com mais dois aviões Canadair, que se juntam a outros dois existentes na Base de Seia. Os Canadair, que vão ficar estacionados na Base Aérea de Monte Real, foram solicitados por Portugal no âmbito da União Europeia, numa altura em o País permanece em alerta amarelo devido ao tempo quente e seco, que se vai manter até terça feira.
Os aviões foram accionados através da Força de Reserva para Incêndios Florestais, de âmbito europeu e chegaram ontem à base da Força Aérea onde deverão ficar estacionados, e aptos a intervir, até terça-feira. A Protecção Civil esclarece que "esta força de reserva, sedeada na Córsega, estará pré-posicionada no nosso País nos próximos cinco dias, em função do tempo seco e quente que se continua a registar".
A força de reserva é a parte visível do projecto 'FFTR09' que decorre entre 1 de Julho e 30 de Setembro e tem por objectivo "dotar os países da União Europeia de uma reserva táctica a empregar no contexto dos incêndios florestais, em complemento aos seus dispositivos nacionais", adianta a Protecção Civil. A reserva, que este ano já actuou em Espanha e Itália, é composta por dois aviões pesados anfíbios Canadair, com capacidade para 5350 litros de água. Portugal dispõe de outros dois aparelhos estacionados em Seia.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
No dia de ontem as chamas voltaram ao distrito da Guarda. Um incêndio em mato no concelho de Trancoso mobilizou 60 homens e um helicóptero. No distrito do Porto, um incêndio em Gilbaia, no concelho de Penafiel, obrigou à mobilização de um helicóptero Kamov e de 30 homens. A situação mais grave viveu-se no distrito de Viseu onde as chamas ladearam a aldeia de Santo Amaro, no concelho de Mangualde. Para o local foram enviadas seis corporações de bombeiros que foram apoiadas por um helicóptero e dois aviões. Ao inicio da noite o fogo estava em rescaldo. Em Marco de Canaveses, um incêndio com duas frentes acabou por ser circunscrito ao principio da noite.O risco de incêndio mantém-se elevado em quase todo o País.