Campanha recorda que dar sangue traz vida e felicidade
Portugal está longe dos níveis dramáticos das reservas de sangue que foram atingidos no ano passado, tendo o País atualmente cerca de 13 mil unidades. Mas o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) acabou de lançar uma nova campanha de sensibilização para a dádiva, para que os níveis se mantenham em alta, uma vez que a partir de agora, os níveis deverão descer. Lembra que para quem dá sangue há um grande retorno: vida, felicidade, respeito e segurança
Segundo o comunicado do IPST, no primeiro semestre houve registo de mais 4% de colheitas em relação a 2012, ou seja,a passou-se de 101959 para 106456 unidades até ao final desse mês. Para isso foram organizadas mais quase 50 brigadas para a colheita.
Se este ano havia 13 mil unidades colhidas, no ano passado registaram-se perto de oito e nove mil, muito aquém dos mínimos de segurança.
Para evitar um retrocesso nas colheitas, o IPST está neste momento a alertar para que se dê sangue. "Entrámos numa época do ano, que se prolonga ainda por mais de um mês, em que o volume das dádivas se ressente, em função da maior mobilidade das pessoas no seu período de férias. É por isso uma altura em que o IPST tem mais dificuldade em agendar e garantir sessões de colheita. Prevê-se até, neste contexto, que as dificuldades aumentem a partir de agora", lê-se no comunicado.
Subscreva as newsletters Diário de Notícias e receba as informações em primeira mão.
A grande aposta vai para os novos dadores de sangue e para os jovens, de que poderão dar início a um "ato nobre que salva muitas vidas". Apela ainda aos dadores habituais que mão dão sangue há mais de seis meses, em especial os dadores do grupo 0 e A, sejam eles negativos ou positivos.
Os locais onde se pode dar, além, dos habituais, são os supermercados da rede Auchan, sendo possível dar sangue também nos centros comerciais da Mundicenter.