Bolsas de habitação para vítimas de violência doméstica
A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade anunciou ontem em Pombal que está a ser ultimado um protocolo com a Associação Nacional de Municípios para criar bolsas de habitação destinadas a vítimas de violência doméstica.
A colaboração das autarquias, exemplificou Teresa Morais, pode ser assegurada através da cedência de fogos sociais e habitações devolutas que integrem o património dos municípios.
"O que se verifica um pouco por todo o país é que quando as mulheres saem das casas-abrigo e querem recomeçar a sua vida têm muita dificuldade em suportar uma renda a preços de mercado, sobretudo quando têm a seu cargo filhos menores", sublinhou a governante.
A ideia passa por encontrar soluções céleres para casos identificados que careçam de intervenção urgente por parte das instituições, criando uma rede solidária municipal, explicou.
Teresa Morais marcou ontem presença no distrito de Leiria e, durante as duas reuniões com os presidentes de Câmara da Marinha Grande e de Pombal, sensibilizou também os autarcas para a necessidade de ser elaborado um Plano Municipal para a Igualdade.