Bispo de Fátima apela ao voto nas Europeias

O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, apelou hoje ao voto nas eleições europeias do próximo dia 25, considerando que a abstenção é "um sinal triste e grave na Europa".

D. António Marto, que falava na conferência de imprensa de apresentação da peregrinação a Fátima, Deixou também um apelo aos políticos para que estes "discutam verdadeiramente a Europa e não se fechem na política caseira".

O bispo de Leiria-Fátima, que é porta-voz da Conferência Episcopal para as questões europeias, considerou ainda que "a democracia europeia precisa de virtudes para além do mercado".

O Santuário de Fátima - onde decorrem esta terça feira a Benção das Velas (21.30), a Missa Internacional (22.30) e a Procissão do Silêncio (23.50) - recebeu a partir do meio desta tarde a maioria dos milhares de fiéis que ali se deslocaram a pé para assinalar o 13 de Maio, dia em que a Igreja Católica assinala a "aparição" de Nossa Senhora aos pastorinhos. Para além dos que se deslocaram por sua própria conta, estavam inscritos 134 grupos de peregrinações organizadas, com os portugueses e italianos a representarem os números mais expressivos.

Pelas 18 horas, mais de 100 mil fiéis já marcam presença no santuário. Os Hotéis de Fátima estão todos com a lotação esgotada.

Exclusivos

Premium

Vida e Futuro

Formar médicos no privado? Nem a Católica passa no exame

Abertura de um novo curso de Medicina numa instituição superior privada volta a ser chumbada, mantendo o ensino restrito a sete universidades públicas que neste ano abriram 1441 vagas. O país está a formar médicos suficientes ou o número tem de aumentar? Ordem diz que não há falta de médicos, governo sustenta que "há necessidade de formação de um maior número" de profissionais.