BE exige esclarecimentos sobre aumento de alunos por turma no básico

O Bloco de Esquerda pediu hoje esclarecimentos ao Ministério da Educação sobre as consequências do aumento de alunos por turma no ensino básico, uma medida que consideram poder comprometer o arranque do ano lectivo.

"A alteração ocorre a menos de um mês do arranque do ano lectivo de 2011-2012 e pode comprometê-lo, o que não seria novo para um governo de maioria PSD/CDS", sustentam os bloquistas, em comunicado. O BE considera que "não é razoável que as escolas sejam sujeitas a mais um factor de pressão com tão pouco tempo para o lançamento do novo ano" e argumenta que "mais dois alunos por turma significa um acréscimo de trabalho enorme para professores e alunos, cujo impacte devia ser avaliado antes de serem tomadas medidas desta ordem".

Os bloquistas questionaram hoje o Ministério da Educação sobre esta matéria requereram também o "acesso aos dados que justificam a excepcionalidade da procura de matrículas no primeiro ciclo com que o Governo fundamenta esta alteração". No requerimento, questionam o Governo sobre a avaliação do "impacto que esta alteração terá no funcionamento das escolas" e as "implicações" no "agravamento das condições de trabalho dos docentes" e na "dispensa ou despedimento" destes professores.

O BE pergunta ainda como é que esta medida está "em articulação com os seus compromissos programáticos de melhoria das aprendizagens no primeiro ciclo" e "como se propõe melhorar as aprendizagens" com um número mais elevado de alunos por turma.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG