Bastonária entrega queixa crime contra Governo dia 15

A bastonária dos advogados, Elina Fraga, entrega no dia 15 de julho a queixa crime contra todos os membros do Governo pelo encerramento de tribunais a vigorar a partir de 1 de setembro.

A líder dos 28 mil advogados avançou ao DN que pretende entregar a queixa no MInistério Público no mesmo dia em que a Ordem dos Advogados organiza um protesto nacional frente ao Parlamento pelo encerramento de 47 tribunais previsto para o primeiro dia de setembro. Dia em que igualmente começam as férias judiciais.

Elina Fraga diz que a anunciada extinção dos tribunais atenta contra o direito fundamental dos cidadãos de acesso à justiça, contrariando as regras e princípios do Estado de direito democrático.

Vasco Marques Correia, ex-líder da distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados não concorda. "Esta direcção da Ordem dos Advogados tenta camuflar a sua inacção com a mais despudorada e inconsequente demagogia, com acções obviamente destinadas ao naufrágio", critica, chamando às propostas aprovadas "tentativas de remendos" que "instrumentalizam politicamente" a Ordem.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG