Barreiras Duarte é chefe de gabinete de Passos Coelho

Passos Coelho compõe equipa na São Caetano. Barreiras Duarte é o chefe de gabinete do líder eleito. João Montenegro fará ligação às estruturas e Marta Sousa a comunicação.

Dias depois de ver eleita a direcção do partido, no Congresso de Carcavelos, Pedro Passos Coelho compõe agora o seu Gabinete. O ex-secretário de Estado Feliciano Barreiras Duarte vai chefiar a equipa que tem por missão apoiar o líder laranja na decisão.

Além do jurista, Passos convidou o advogado Carlos Sá Carneiro - familiar do fundador do partido, Francisco Sá Carneiro, que morreu no acidente de Camarate - o gestor João Montenegro, que estava ligado à JSD e ficará com ligação às estruturas, e a relações públicas, Marta Sousa, que ficará responsável pela comunicação.

Barreiras Duarte foi autarca do Bombarral, sua terra natal, durante dez anos, antes de ser eleito presidente da Assembleia Municipal de Óbidos. O político que tal como Passos começou na Juventude Social Democrata destacou-se e ganhou notoriedade nacional como um dos rostos do movimento de protesto contra a introdução de portagens na região do Oeste.

Jurista de formação a concluir uma tese de doutoramento intitulada "Políticas Públicas e Direito da Imigração" pela Universidade de Berkeley, nos EUA, chegou à Assembleia da República em 2005, depois de ter integrado os Governos de coligação de Durão Barroso e Santana Lopes.

Barreiras Duarte foi secretário de Estado de Morais Sarmento com a tutela da imigração e comunicação social. Mas os seus colegas de Governo atribuiram-lhe também a "tutela extraordinária do Oeste", porque estava sempre a fazer sugestões de medidas sobre a sua região.

Eleita a sua direcção e formada a sua equipa, Passos pode agora romper com o silêncio das primeiras semanas na liderança. O primeiro teste à equipa do novo líder será o debate quinzenal no Parlamento com o primeiro-ministro, na próxima sexta-feira.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG