Bares nos bairros históricos vão fechar mais cedo

Estabelecimentos em Santos, Bica e Cais do Sodré vão passar a encerrar, de domingo a quinta-feira, às 02.00.

A Câmara Municipal de Lisboa vai implementar, nos três bairros históricos, o mesmo horário de funcionamento que já vigora no Bairro Alto para este tipo de espaços, apurou o DN. Na prática, os bares serão obrigados, de domingo a quinta-feira, a fechar portas às 02.00, e às sextas-feiras, sábados e véspera de feriados às 03.00. Atualmente, podem estar abertos até às 04.00.

No final da semana passada, e tal como o DN noticia esta terça-feira, os movimentos e associações de moradores do Bairro Alto, Santos e Cais do Sodré lançaram uma petição para, afirmaram os seus representantes, apelar a toda a "sociedade civil que reaja" a uma "doença" que se instalou e que atinge já zonas que não são, tradicionalmente, de animação noturna, como Santa Catarina, o Arco do Cego ou Campo de Ourique.

No abaixo-assinado, cujos autores esperam poder entregar ainda esta semana na Assembleia Municipal com pelo menos 250 assinaturas, é pedida a "instituição de normas e procedimentos que permitam obviar o consumo e venda de bebidas alcoólicas na via pública, fora das esplanadas e outros recintos autorizados", a garantia de cumprimento da lei do ruído, a "restrição e harmonização dos horários de estabelecimentos vendas de bebidas alcoólicas" e a "aprovação de um regulamento municipal" para a área que salvaguarde "a saúde pública, a qualidade de vida, o ambiente e o desenvolvimento turístico" dos bairros históricos.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG