Autarcas cancelam manifestação prevista para o 10 de junho

A anunciada manifestação de autarcas para o Dia de Portugal, em Lisboa, contra o encerramento de tribunais foi cancelada, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Vinhais.

Américo Pereira é autarca de um dos 57 municípios com tribunais a extinguir no âmbito da proposta do Ministério da Justiça para a reforma do mapa judiciário.

O eleito socialista foi quem anunciou publicamente a preparação da manifestação nacional, que foi abandonada porque, disse à Lusa, alguns autarcas entenderam que "poderia ser um pouco ousado partir já para essa solução". A decisão foi tomada numa reunião na quarta-feira, em Coimbra, na Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que se vai reunir na terça-feira para tomar posição contra o fecho dos tribunais.

O vice-presidente do conselho diretivo da ANMP, Fernando Campos, disse à Lusa que a reunião de quarta-feira visou auscultar os autarcas para que o órgão de que faz parte "possa tomar as decisões sobre a matéria que entender" na próxima terça-feira. Desta reunião, acrescentou, saiu "um conjunto de propostas que o conselho diretivo vai sancionar na próxima terça-feira", e que então divulgará.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG