Autarca de freguesia de Paredes diz que tornado afetou famílias com dificuldades económicas

O presidente da freguesia do concelho de Paredes mais afetada pelo tornado da madrugada de sábado alertou hoje que os estragos nas habitações afetaram famílias que já viviam com dificuldades económicas.

António Bessa, autarca de Duas Igrejas, localidade onde foram afetadas 30 habitações, disse à Lusa que o apoio do Governo é essencial para ajudar nas situações socialmente mais delicadas.

"Sem dúvida que ajudaria muitas famílias, porque algumas, mesmo sem esta situação, já vivem com muitas dificuldades. Algumas já tinham ajuda da Segurança Social. Com esta situação, o pouco que tinham está em muito mau estado", recordou.

Ao longo da manhã, junto à igreja da freguesia, que também foi afetada pelo tornado, o autarca recolheu elementos sobre os estragos nas habitações, falando com populares afetados.

"Estou a fazer o levantamento dos estragos. Estou a contactar as famílias que estão a dar elementos para vermos a dimensão dos prejuízos causados. Ao nível dos recheios, todas as pessoas têm as casas com humidade no interior. Neste momento, é difícil avaliar o que está realmente danificado e sem recuperação", explicou à Lusa.

Apontando para os telhados danificados de vários edifícios próximos, o presidente da junta considerou a situação "muito delicada", porque, "para além dos prejuízos causados nas habitações, há os danos nas viaturas, algumas com prejuízos avultados".

À Lusa mostrou-se também sensibilizado com "o sofrimento das pessoas".

"Algumas delas nota-se que estão bastante debilitadas. Poderá haver um ou outro caso que necessite de apoio psicológico", admitiu.

António Bessa prometeu à população ajudar no que for possível, incluindo na reparação do cemitério, onde mais de 350 sepulturas e jazigos ficaram danificados com a passagem do tornado.

"Inicialmente tentámos limpar o cemitério, porque aquilo estava numa situação totalmente destruída. Era quase impossível circular no cemitério", recordou.

O autarca de Duas Igrejas insiste que a ajuda do Governo seria importante para fazer face aos prejuízos avultados no cemitério e na igreja, cujo telhado e uma das paredes sofreram estragos avultados.

"O interior da igreja está todo afetado. O que era possível, foi retirado do interior da igreja para outro espaço. A nível de pinturas, está tudo danificado", lamentou, prevendo a necessidade de a igreja "levar um telhado novo e ver reparada uma parede que está ligeiramente deslocada".

A freguesia de Duas Igrejas foi a localidade de Paredes mais afetada pelo tornado, havendo registo de 30 habitações danificadas e 12 viaturas com danos, para além dos estragos no cemitério e igreja.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG