Assunção Cristas e homólogo espanhol reúnem-se

A ministra do Ambiente, Assunção Cristas, reúne-se hoje em Lisboa com o seu homólogo espanhol, Árias Cañete, para discutir um acordo de cooperação entre Portugal e Espanha sobre a constituição do Parque Internacional do Tejo.

Os planos de Gestão da Região Hidrográfica e a cooperação na área das paisagens transfronteiriças são outros assuntos a abordar na reunião, marcada para as 11.30, no Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, no Terreiro do Paço.

O ministro espanhol anunciou no início deste mês em Madrid um novo Plano Hidrológico do país que o Governo quer aprovar para garantir o fornecimento de água "de forma solidária" e em "qualidade e quantidade".

Na comissão parlamentar em que expôs algumas das linhas da sua política, o governante espanhol explicou que vai rever "todos os planos de demarcação hidrográfica" potenciando a "reutilização e depuração", num projeto a coordenar com as Confederações Hidrográficas e com as Sociedades de Água.

No domínio da Agricultura, Assunção Cristas e Árias Cañete debaterão a reforma da PAC (Política Agrícola Comum), medidas de mercado e instrumentos de gestão de risco.

Na área das Pescas, constam da agenda: a reforma da Política Comum de Pescas - ponto de situação e acompanhamento; o novo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas; a cooperação Portugal/Espanha nas Pescas; acordos bilaterais Portugal/Espanha; e a cooperação em matéria de fiscalização e controlo de pescas nos acordos bilaterais.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG