Associação promove permuta de manuais escolares
A Associação dos Proprietários da Urbanização Vila D'Este, em Gaia, está a promover a campanha "Livros escolares VIVOS 2012", uma iniciativa que visa a troca e doação de manuais escolares.
A iniciativa é levada a cabo por sete jovens, entre os 15 e os 25 anos, que participam no Programa de Ocupação dos Tempos Livres que a associação disponibiliza, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude.
Em declarações à Lusa, António Moreira, da direção da associação, afirmou que esta é uma iniciativa que existe há já quatro anos e que tem um objetivo didático e pedagógico.
Em 2011, "este programa foi procurado por cerca de 750 pessoas e a instituição permutou 4.843 livros", explicou.
Em Vila D'Este, o programa de troca de manuais escolares tem várias etapas, sendo que até meados de setembro decorre o período de doação de livros à instituição.
A fase seguinte passa por chamar as pessoas que doaram livros para que levantem os manuais que precisam e só depois é que qualquer um pode recorrer à instituição.
António Moreira referiu, contudo, que "70 por cento dos utentes não fazem qualquer permuta".
A campanha está a decorrer em três locais de Vila D'Este (rua Vila D'Este número 54, 1.º e 267 B e rua Alfredo Marceneiro, 3), entre as 09:00 e as 13:00 e as 14:00 e as 18:00.
A urbanização de Vila D'Este, construída na década de 80 à margem da autoestrada A1, fica na freguesia de Vilar de Andorinho, em Gaia, e conta com mais de 10 mil habitantes.