Associação de Municípios contra fecho de escolas

A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) está contra o encerramento das 311 escolas do 1.º ciclo, com menos de 21 alunos, que fazem parte de uma lista divulgada ontem pelo ministério da Educação.

A ANMP sublinhou, em comunicado, que o processo de encerramento destas escolas "tem a oposição" da organização, acrescentando que este processo foi abordado em reuniões com o ministro da Educação, Nuno Crato, e o secretrário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida.

Na última das quais, a 12 de junho, a ANMP deixou claro que só aceitava o fecho de estabelecimentos se daí resultassem "melhores condições de aprendizagem, de sucessso educativo e da vivência escolar dos alunos" e se essa decisão não se baseasse na "aplicação de critérios automáticos mas num diálogo" entre a tutela e as autarquias. A ANMP defendeu também que os encargos financeiros decorrentes da reorganização da rede devem ser da responsabiidade do ministério.

A associação de municípios frisa ainda que "a concretização destes objetivos só é possível através de um processo de profundo diálogo" entre as partes. Recorde-se que a ANMP e as próprias câmaras se tem queixado de falta de diálogo por parte do ministério, neste processo.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG