António Brotas é candidato à liderança do PS

A candidatura surge na sequência de um acordo firmado entre as diversas tendências "descontentes e preocupadas com a evolução do partido e do país".

Cândido Ferreira, médico e antigo presidente da Federação Distrital de Leiria do PS, que anunciara no mês passado a candidatura a secretário-geral do PS, explicou que, "em função de todos os obstáculos que a comissão organizadora do congresso tem vindo a colocar", esta "sensibilidade ponderava a hipótese de desistir".

"No entanto, dado que outros militantes queriam continuar nesta luta, nós decidimos prosseguir, associados à candidatura a secretário-geral, e não a primeiro-ministro, do professor António Brotas para defender os nossos princípios", acrescentou o responsável, referindo que o seu manifesto - "Portugal Sim" -- "acaba por coincidir e consubstanciar-se no da nova candidatura", de que é mandatário.

À agência Lusa, António Brotas afirmou que se ganhar "José Sócrates continua primeiro-ministro de Portugal, mas passa a governar muito melhor". "Fica libertado do encargo de ser simultaneamente o secretário-geral, para o qual manifestamente não tem condições para dar suficiente atenção, e passa a ter um partido com capacidade crítica, com gabinetes capazes de estudar problemas, de lhe chamar a atenção para as lacunas em vez de ter um partido reduzido quase a uma claque de apoio", declarou.

António Brotas disse ainda estar convicto de que "esta candidatura é um poderoso contributo para o PS ter um bom resultado nas próximas eleições legislativas, que não se sabe quando serão".

Na sexta-feira, em Leiria, está prevista a apresentação da candidatura e da moção "Democracia e Socialismo", cujo primeiro subscritor é António Brotas, militante que já no congresso de 2009, em Espinho, tentou apresentar uma moção mas não conseguiu obter as assinaturas necessárias.

As eleições directas do PS, em que o secretário-geral, José Sócrates, se recandidata, decorrem a 25 e 26 de Março, duas semanas antes do congresso, que decorrerá no Porto a 8, 9 e 10 de Abril.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG