António Barreto mantém-se à frente da FFMS
O sociólogo António Barreto vai continuar à frente da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), num conselho de administração que conta ainda com António Lobo Xavier e Luís Amado.
A FFMS designou e elegeu novos órgãos sociais, em "conformidade com a nova lei de bases das fundações", mas não há mudanças quer na presidência do conselho de administração, quer na do conselho de curadores.
O fundador Alexandre Soares dos Santos mantém-se como presidente do conselho de curadores. Neste conselho, agora mais pequeno, mantêm-se ainda o neurologista João Lobo Antunes, o Patriarca de Lisboa D. Manuel Clemente e o ex-ministro da Educação Valente de Oliveira. Entra a física Maria Helena Nazaré, presidente da Associação Europeia de Universidades.
Criada em 2009 pelos descendentes de Francisco Manuel dos Santos, ligados à empresa Jerónimo Martins, a fundação tem como principal objectivo "estimular o estudo da realidade portuguesa, com o propósito de assim contribuir para o desenvolvimento da sociedade". Um dos seus projetos como mais visibilidade é o portal Pordata (www.pordata.pt).