Alunos de Braga, Vila Real e Coimbra têm mais sucesso do que o resto do país
Percentagem de alunos com positiva nos exames e sem chumbos durante o 2.º e 3.º ciclos é acima da média nacional nestes três distritos. Lisboa e Porto têm resultados abaixo da média.
Há apenas três distritos em Portugal continental cujas escolas conseguem melhorar os resultados dos seus alunos no final do 2.º e 3.º ciclos, por comparação com o início desses períodos escolares. Braga, Vila Real e Coimbra têm uma percentagem mais elevada de alunos que chegam ao fim desses anos com positiva nos dois exames nacionais (Português e Matemática), e sem chumbarem, do que a média nacional de alunos que no início desses ciclos tinha resultados semelhantes.
Estes dados estão disponíveis a partir de hoje no portal Info Escolas (www.infoescolas.mec.pt) e aqui podem ser comparados resultados escolares dos alunos do 2.º e 3.º ciclos de todos os distritos, concelhos e até ver os resultados escola a escola. O objetivo do Ministério da Educação e Ciência (MEC) "é fornecer mais informação às escolas, às famílias, aos professores, aos alunos e à sociedade em geral", indicou o próprio ministro. Nuno Crato - que apareceu de surpresa na reunião de apresentação da plataforma de estatística aos jornalistas e onde deixou a porta aberta à sua continuidade no governo (ver mais noticiário na página 5) - defendeu ainda: "Acreditamos que a melhoria da Educação depende do envolvimento de todos os parceiros que só se podem envolver se conhecerem a realidade. E isso para nós é fundamental."
Das informações agora disponíveis é possível perceber que no lado oposto da tabela - com sucesso abaixo do esperado - estão Lisboa e Porto, a que se juntam Faro e Beja (no 3.º ciclo) e Bragança, Beja, Faro e Setúbal (no 2.º ciclo). Pela positiva destacam-se ainda Aveiro e Leiria (no 2.º ciclo) e Guarda e Viana do Castelo (3.º ciclo).
Leia mais na edição impressa ou no e-paper do DN.