Alerta amarelo de mau tempo

Autoridade de Protecção Civil prevê chuva, vento forte e agitação marítima para o fim-de-semana, pelo menos até segunda-feira

As previsões de chuva, vento forte e agitação marítima para os próximos dias levaram ontem a Autoridade Nacional de Protecção Civil a determinar alerta amarelo em todos os distritos do Continente entre hoje e segunda-feira.

As regiões mais afectadas do território serão o Minho e Douro Litoral ao final do dia de hoje, estendendo-se gradualmente a instabilidade a todas as regiões do País durante amanhã.

Assim, todos os distritos de Portugal continental ficam em alerta amarelo (o segundo nível menos grave numa escala de quatro) a partir das 15.00 de hoje e até às 12.00 de segunda-feira.

Neste nível de alerta, os fenómenos previstos, "não sendo invulgares, podem contudo representar danos potenciais para pessoas e bens", alertou a Protecção Civil em comunicado.

No mesmo documento, apela aos cidadãos para adoptarem medidas de prevenção e autoprotecção, adequando os comportamentos à situação.

Os efeitos mais prováveis são inundações por transbordo dos rios, "com especial atenção para as bacias dos rios Cavado, Lima e Ave", cheias rápidas em meio urbano, "nomeadamente em zonas historicamente mais vulneráveis", danos em estruturas montadas ou suspensas, deslizamento de terras, eventuais dificuldades com embarcações e pos- sibilidade de acidentes junto à costa, devido à agitação marítima, e aumento do número de acidentes de viação, em consequência do piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água ou arrastamento de materiais para a via.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG