Agosto nublado com chuva no fim de semana

O desafio é, talvez, dar novos usos aos chapéus de sol e às toalhas de praia. No primeiro fim de semana de agosto vai chover. Períodos de chuva, com possibilidade de trovoadas, a norte e centro. Mas o sul do País não deverá escapar a este verão envergonhado.

De acordo com as cartas meteorológicas, o verão (semelhante ao que conhecemos até agora, sem grandes calores) só deverá regressar, aos poucos, a partir de segunda feira. Ricardo Tavares, meteorologista de serviço no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse ao DN que só no início da semana o país terá um novo aspecto, sem nuvens, depois de um fim de semana com o céu pouco azul.

No fim de semana, sábado será o dia mais cinzento com "céu geralmente muito nublado a Norte e Centro, com períodos de chuva e possibilidade de trovoada", aponta Ricardo Tavares. Já a Sul, o céu estará pouco nublado. Mas a chuva pode cair a partir do meio da tarde. Já o vento será forte nas terras altas, passando depois a fraco a moderado.

Quanto às temperaturas serão amenas. Máximas de 23 graus para Lisboa, 21 para o Porto. No litoral Oeste, oscilarão entre os 20 e os 25 graus, assinala o meteorologista do IPMA. Só no Alentejo interior o termómetro vai subir mais, com previsão de temperaturas máximas entre os 25 e os 30 graus.

Para domingo está prevista "muita nebulosidade até ao final da manhã, aguaceiros a Norte e Centro e no litoral Oeste". As nuvens só vão dissipar-se "a partir do final da tarde". As boas notícias são as temperaturas, com com pequenas subidas da máxima, na ordem dos dois a três graus.

Será assim ao longo dos primeiros dias da semana, com subidas diárias do termómetros de dois a três graus. O céu já deverá estar limpo, exceção para o litoral Oeste.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG