SEF abre concurso para admitir 100 inspetores

Os interessados têm agora 10 dias para concorrerem ao concurso externo

O aviso que permite a abertura do concurso para a admissão de 100 novos inspetores para o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi hoje publicado em Diário da República.

Segundo o aviso, os candidatos têm agora 10 dias para concorrerem ao concurso externo de ingresso para admissão de 100 estagiários, sendo depois submetidos a uma prova escrita, exames de aptidão física e médico, bem como psicológicos.

Os candidatos aprovados serão admitidos a estágio probatório, cuja fase formativa teórica (curso de formação) se realiza em Lisboa e a fase formativa prática em unidades orgânicas centrais, descentralizadas e regionais do SEF.

Os 100 novos inspetores vão integrar o mapa de pessoal do SEF em 2018.

O aviso justifica a abertura do concurso para 100 inspetores com a inexistência, após ter sido consultada a Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas, em reserva de recrutamento, "de qualquer candidato com o perfil adequado, bem como inexistirem trabalhadores em situação de valorização profissional com o perfil identificado".

A falta de inspetores tem sido um dos principais problemas do SEF, com o Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SCIF/SEF) a denunciar várias vezes esta carência.

Segundo o SCIF/SEF, desde 2004 que não havia um concurso externo para admissão de inspetores naquele serviço de segurança.

Em 2016 e 2017, 90 novos inspetores foram admitidos no SEF ao abrigo de um concurso interno na função pública.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG