Adalberto Campos Fernandes escolhido para ministro da Saúde

Adalberto Campos Fernandes, 56 anos, deverá ser o ministro da Saúde do governo de António Costa

A escolha é praticamente certa, soube o DN, e não é de estranhar, já que o especialista em saúde pública foi o coordenador do grupo para os estudos da saúde do Partido Socialista, acompanhou António Costa em toda a campanha eleitoral e o seu nome fazia parte das hipóteses para o cargo.

Adalberto Campos Fernandes é professor na Escola Nacional de Saúde Pública e por várias vezes o seu nome surgiu a associado à possibilidade de ocupar a pasta do Ministério da Saúde em eleições anteriores. Além da formação em medicina, o médico tem formação na área da gestão hospitalar. Foi presidente do conselho de administração do Hospital de Santa Maria em 2005 e acompanhou a integração desta unidade com o hospital Pulido Valente, quando os dois passaram a ser Centro Hospitalar Lisboa Norte.

Depois disso, ocupou lugar semelhante no hospital de Cascais, parceria público-privada, antes da venda por parte da Caixa Geral de Depósitos, e no hospital SAMS, serviço de saúde dos bancários, função que ainda mantém.

Na semana passada defendeu a sua tese de doutoramento no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, intitulada "A combinação público-privado em saúde: impacto no desempenho no sistema e nos resultados em saúde no contexto português", onde fala sobre a necessidade de os serviços privados crescerem em função do que for melhor para o SNS.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG