Livros saem da Biblioteca Municipal para montras de lojas

Livros de autores açorianos como Natália Correia, Vitorino Nemésio, Armando Cortes-Rodrigues, Manuel Ferreira e Susana Goulart Costa "vão sair" da Biblioteca de Ponta Delgada e "saltar" para as montras de lojas, assinalando o Dia Mundial do Livro.

A iniciativa "inédita", segundo a Biblioteca Municipal Ernesto do Canto, conta com a adesão de cerca de 13 estabelecimentos comerciais do centro histórico de Ponta Delgada que segunda-feira vão ter em exposição nas montras, "livros de temática açoriana ou de autores açorianos sobre história, ciências naturais, literatura, etnografia, usos e costumes, religião, biografias e gastronomia".

Uma casa comercial da cidade de Ponta Delgada vai ter "cerca de 100 livros nas suas montras", enquanto "o maior livro do mundo -- Açores Eterno -- do açoriano Manuel Ferreira", vai estar em exposição numa loja de pronto-a-vestir, refere a Biblioteca Municipal Ernesto do Canto.

Segundo a biblioteca, a iniciativa assinala de "forma diferente" o Dia Mundial do Livro e tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura e livros, mas "também fazer com que a cultura tenha um importante contributo na promoção dos estabelecimentos comerciais do centro histórico".

Designado "Livros no Comércio Tradicional", o projeto pretende, por outro lado, "promover uma maior aproximação das pessoas às bibliotecas de forma a descobrirem o gosto também pela cultura", acrescenta a biblioteca municipal que em 2011 recebeu cerca de 7.000 visitantes.

Além da colocação de livros nas montras, a biblioteca promove ainda na segunda-feira uma Oficina de Encadernação, uma exposição de livros de diferentes séculos e ainda uma atuação de alunos do Conservatório Regional de Ponta Delgada na Biblioteca Muncicipal.

Localizada no centro histórico da maior cidade da Região Autónoma dos Açores, a Biblioteca já promoveu outras iniciativas de dinamização cultural do centro histórico como a distribuição de poemas e sonetos no Dia da Poesia e lendas e receitas gastronómicas, no Mercado da Graça.

Aquela instituição da Câmara Municipal de Ponta Delgada promove ainda iniciativas nas escolas do concelho, conferências, concertos musicais para crianças, lançamentos de livros, homenagens a personalidades locais e oficinas.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG