Preço da gasolina e do gasóleo sobe nos Açores

O preço da gasolina e do gasóleo nos Açores vai subir dois cêntimos a partir das 00:00 de sexta-feira, revelou hoje o Governo Regional.

A gasolina de 95 octanas passa a custar 1,47 euros por litro, a de 98 octanas custará 1,54 euros e o gasóleo 1,28 euros, segundo o despacho do Governo dos Açores hoje publicado.

Quanto aos gasóleos agrícola e pescas, passam a custar 0,85 euros e 0,66 euros por litro, respetivamente.

Também o preço do gás em garrafas de 26 litros ou mais aumenta para 1,40 euros por quilograma.

O Governo açoriano justifica o aumento com "as alterações registadas no preço do petróleo durante as últimas semanas nos mercados internacionais".

Ler mais

Exclusivos

Premium

Viriato Soromenho Marques

Quem ameaça a União Europeia?

Em 2017, os gastos com a defesa nos países da União Europeia tiveram um aumento superior a 3% relativamente ao ano anterior. Mesmo em 2016, os gastos militares da UE totalizaram 200 mil milhões de euros (1,3% do PIB, ou o dobro do investimento em proteção ambiental). Em termos comparativos, e deixando de lado os EUA - que são de um outro planeta em matéria de defesa (o gasto dos EUA é superior à soma da despesa dos sete países que se lhe seguem) -, a despesa da UE em 2016 foi superior à da China (189 mil milhões de euros) e mais de três vezes a despesa da Rússia (60 mil milhões, valor, aliás, que em 2017 caiu 20%). O que significa então todo este alarido com a necessidade de aumentar o esforço na defesa europeia?