Açores recebem colóquio internacional sobre matemática

A Universidade dos Açores (UAç) acolhe, pela primeira vez, em abril, um colóquio internacional sobre matemática recreativa, onde se discutirão "novas abordagens e estratégias" para tornar a disciplina "mais apelativa", anunciou hoje a organização.

"O colóquio já vai na terceira edição e reúne alguns dos mais conceituados especialistas mundiais no âmbito da matemática recreativa", afirmou à Lusa Ricardo Teixeira, da organização do evento, acrescentando que serão dados a conhecer, nos Açores, "vários trabalhos sobre o tema, que têm por base investigação científica".

O encontro internacional, cujas primeiras duas edições decorreram em Évora, vai ter lugar de 03 a 06 de abril na UAç, em Ponta Delgada, estando já inscritas cerca de 80 pessoas, de 17 países, em representação dos cinco continentes.

O professor da academia açoriana explicou que o objetivo da matemática recreativa é "ir buscar às várias áreas da matemática ideias interessantes" para depois aplicá-las, por exemplo, em contexto da sala de aula, demonstrando que "a disciplina não é aborrecida, nem é apenas resolver exercícios à moda antiga".

Vincando que a matemática pode ser "apelativa e motivadora", Ricardo Teixeira reconheceu que é preciso esforço para estudá-la.

"[Mas] depois de apreendido o raciocínio ficamos muito bem preparados para a vida e para diferentes profissões", acrescentou.

Além de especialistas e investigadores mundiais, podem participar no colóquio professores do 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do secundário, já que a formação contará para a formação contínua destes docentes, estando as inscrições abertas até 31 de março, segundo Ricardo Teixeira.

Simultaneamente, decorrerá o 16.º encontro internacional de jogos de tabuleiro, com realização anual e pela segunda vez em Portugal, uma oportunidade para trocar ideias e promover novos jogos que implicam raciocínio matemático.