Acaba-se o verão e o outono já tem chuva na terça-feira

Temperaturas acima dos 30 graus e milhares de portugueses nas praias será um cenário que se deverá repetir amanhã pela última vez este ano. Pouco antes das 22:00 entra o período de outono e, já a partir de terça-feira, a chuva está de regresso. A previsão é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e aponta, até lá, para a manutenção ou mesmo subida das temperaturas até este domingo, sobretudo no litoral.

"Para quem ainda quer aproveitar a praia, até domingo vai estar ótimo ", disse ao DN a técnica Cristina Simões. Os efeitos da mudança de estação começam a fazer-se sentir no clima nas horas seguintes ao equinócio deste domingo. A nebulosidade vai aumentar na segunda-feira, mas a "verdadeira" entrada do outono terá lugar no dia seguinte, com a chegada da chuva, provocada pela aproximação de um sistema frontal.

"Na semana que vem é para o tempo começar a mudar, para mais húmido e fresco, especialmente a partir de terça-feira", acrescentou. Em simultâneo, os mais de 30 graus centígrados dos termómetros, por estes dias, começam igualmente a descer dois dias depois da chegada do outono. Segundo o IPMA, cidades como Santarém, Évora e Beja, cujas temperaturas ainda rondam os 35 graus, deverão descer, a partir de terça-feira, para os 24 a 29 graus centígrados.

Às 21:44 deste domingo chega ao fim mais um verão, com o equinócio de outono. De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, esse instante marca o início do outono no hemisfério norte, com a estação a prolongar-se por quase 90 dias, até às 17:11 de 21 de dezembro e ao solstício de inverno. Nas datas de equinócio (outono e primavera), a noite e o dia têm uma duração igual, exatamente porque ao meio-dia, neste caso de domingo, o sol está sobre o equador "perfeitamente a pique", explicou ao DN Carlos Santos, do observatório. "No domingo, no equador, o sol ao meio vai iluminar o fundo dos poços", acrescentou o astrónomo, recordando a experiência levada a cabo há mais de 2000 anos por Eratóstenes (276 a. C - 194 a. C), que permitiu calcular, através dos raios solares e com muita matemática à mistura, o raio da terra.

Quanto a 2013, em termos de clima, a transição do verão para o outono deverá prolongar-se durante os próximos dez dias, até outubro, com o IPMA a não arriscar uma perspetiva mais global para o resto desta estação.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG