A vida deles deu uma sardinha. Já se conhecem os vencedores do concurso das Festas de Lisboa

Os cinco vencedores são premiados com dois mil euros cada um.

As Festas de Lisboa ganham vida mais uma vez dentro da silhueta de cinco sardinhas, desta vez com personagens lisboetas tão clássicas como Narciso, do Pátio das Cantigas, Santo António e mesmo um dos vendedores improvisados de "Mines!" que povoam a capital em dia de festa.

O concurso de design de sardinhas das Festas de Lisboa já tem os seus cinco vencedores de 2015, com o tema "A minha vida dava uma sardinha". Houve 4988 participações vindas de 50 países, do Cazaquistão à Venezuela. Entre os vencedores estão três portugueses, uma italiana e um francês.

É a quinta edição do Concurso de Sardinhas, organizado pela EGEAC para as Festas de Lisboa. O concurso terminou no dia 3 de dezembro de 2014. Cada um dos cinco vencedores vai receber dois mil euros.

Rui Meneses Fazenda, com a sardinha que mostra um vendedor "improvisado" de cerveja fresca, típico das noites de Santo António quando "tudo se faz para manter animada a noite e arrecadar uns trocos", descreve o autor. Delfim Ruas, por sua vez, aproveitou o filme que considera "incontornável", O Pátio das Cantigas, para desenhar elementos típicos da cidade de Lisboa na sua sardinha a que chamou "Sardinha Compreendi-te".

Alberto Faria, outro dos vencedores com o seu desenho "Santo António do Fogareiro", recuperou uma história de Santo António, a quem se dedica a maior festa de Lisboa no dia 13 de junho. "Reza a lenda que no Convento de S. Vicente de Fora era sempre o Santo António a assar as sardinhas", conta o autor. "Mais tarde, Santo António terá levado para Pádua toda a sua cultura e também a receita das sardinhas assadas".

O francês Martin Jarrie desenhou um pescador dentro da silhueta da sardinha: "Quase sardinha, quase sereia!", escreveu o designer na descrição. A italiana Marta Sorte chamou à sua sardinha "Not all sardines swim" (em português, Nem todas as sardinhas sabem nadar), e desenhou uma sardinha amarela com uma brilhante boia cor-de-rosa.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG