18 maio 2015 às 18h36

138 pessoas assistidas no Marquês após confrontos que marcaram festejos do bicampeonato

ATUALIZADA Houve também 26 detenções, seis pessoas foram detidas em Guimarães, 13 em Lisboa e sete no Porto. Os confrontos resultaram ainda em vários feridos e destruição de bens públicos, segundo PSP.

DN.pt

INEM e bombeiros assistiram no domingo à noite 138 pessoas, na zona da Rotunda do Marquês, na sequência dos incidentes registados durante os festejos do bicampeonato do Benfica. A PSP revelou também em comunicado que, dos confrontos registados, antes e após os jogos, resultaram danos em bens públicos e 26 pessoas foram detidas.

Em Lisboa, o INEM assistiu 21 pessoas que ligaram para o 112 e os bombeiros, que tinham montado no local um dispositivo coordenado pelos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, assistiram 117 pessoas. Em Guimarães o INEM também recebeu uma ocorrência e assistiu uma pessoa.

LISBOA

A maioria das detenções (13) aconteceu em Lisboa, nos distúrbios que se verificaram na zona do Marquês de Pombal e que mancharam os festejos dos adeptos encarnados.

"Foram realizadas 13 detenções por posse de material pirotécnico e por agressões aos polícias em serviço", diz o comunicado, segundo o qual, durante a operação foi ainda apreendido material pirotécnico diverso, o qual está ainda a ser analisado e contabilizado.

A nota informa que a PSP recebeu ainda 13 queixas por roubos ocorridos na via pública, durante os festejos e que os distúrbios que se iniciaram quando a equipa do Benfica ainda comemorava junto dos adeptos, cerca da 1h20, só terminaram cerca das 4h00, "tendo sido possível reabrir ao trânsito pelas 05h30".

O incidente, que teve início numa "altercação entre alguns adeptos que ali se encontravam, que incluiu o arremesso de objetos diversos, nomeadamente garrafas de vidro", levou à intervenção da polícia "para fazer cessar os comportamentos perigosos". "Aquando da intervenção policial, os intervenientes na rixa atiraram garrafas de vidro e outros objetos aos polícias", diz a PSP.

Segundo o mesmo balanço, nestes confrontos ficaram feridos 16 polícias com escoriações várias, devido sobretudo ao arremesso de pedras, garrafas de vidro e material pirotécnico, havendo um veículo da divisão de trânsito com um vidro partido. A PSP desconhece, no entanto, o número de cidadãos assistidos no local.

Já antes destes incidentes, um outro, cerca das 21h45, no interface de transportes públicos do Campo Grande, envolvendo adeptos de dois clubes, resultara em ferimentos em três cidadãos e em dois polícias.

GUIMARÃES

O comunicado da PSP informa que, em resultado das diversas intervenções policiais em Guimarães, foram consumadas seis detenções, por desobediência, injúrias, ameaça com réplica de arma de fogo e posse de artigos pirotécnicos.

Dois agentes foram assistidos por equipas da Cruz Vermelha, desconhecendo-se o número de cidadãos que igualmente possam ter sido assistidos.

Quanto ao caso que mais atenção tem merecido - a agressão deum adepto por um agente na presença de crianças - a PSP refere que decidiu instaurar um procedimento disciplinar contra o elemento policial que consumou a detenção.

A PSP refere outras ocorrências nesta cidade: uma cerca das 17h45, nas imediações do Estádio e que envolveu cerca de 500 adeptos do Benfica e cerca de 300 adeptos do Vitória de Guimarães, com arremesso de garrafas, pedras, artefactos pirotécnicos e agressões mútuas. outra, à chegada do autocarro do Benfica ao estádio, contra o qual foram atirados objetos vários; e outra após o jogo, quando um grupo de adeptos provocou diversos danos no mobiliário existente no local, com destruição parcial de alguns WC e Bar (do recinto desportivo) e o arrombamento de uma arrecadação de material e consequente furto de merchadising afeto a outro grupo de adeptos.

PORTO

Na cidade Invicta, segundo a PSP, foi necessária a intervenção policial em diferentes locais, "motivadas por excessos cometidos no âmbito dos festejos, mas que foram pontualmente restabelecidos sem intervenções de maior emprego operacional, tendo no entanto sido detidos 7 cidadãos por tráfico de droga, posse de artigos pirotécnicos, posse de arma proibida e mandado de detenção.