8% dos licenciados estão desempregados

Dos 231 267 diplomados formados entre 2007 e 2012, 18 545 estavam inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em dezembro de 2013. Os dados fazem parte da nova base de dados sobre os cursos superiores em Portugal, apresentada esta tarde no Ministério da Educação.

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) lançou hoje o Infocursos, uma base de dados em que estão registados o número de alunos, a empregabilidade de cada curso e as médias de acesso das formações do sistema público e privado nacional.

Uma plataforma que revela que 8% dos diplomados estava desempregado no final de 2013. Dos novos estudantes do ensino superior, colocados, no ano passado, 45,8% (21 451) tinha entrado na sua primeira opção de curso. Já à saída da formação, a maioria saiu com uma nota média de 13 valores (numa escala de 0 a 20).

Para o ministro da Educação, Nuno Crato, presente na apresentação à imprensa, esta base de dados não pretende condicionar as escolhas dos jovens. "Se tiverem uma determinada vocação podem escolher um curso mesmo que tenha baixa empregabilidade. O que defendemos é que o jovem tem o direito de saber qual é a empregabilidade dessa área", garantiu.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG