60% dos alunos repetiram prova de Matemática A

Doze dos 21 exames tiveram média negativa na segunda fase. Os resultados divulgados esta tarde pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) mostram ainda que seis em cada dez alunos que fizeram o exame de Matemática A na primeira fase repetiram prova para melhorar nota ou passar.

Sete dos exames tiveram nota mais baixa do que em 2013. Um desses casos é Matemática A que baixou de 84 pontos (numa escala de 0 a 200) para 81. Esta foi a provas mais concorrida: 28 004 marcaram presença, mas só 8401 tiveram positiva.

As restantes provas com mais alunos foram Física e Química A (25 537), Biologia e Geologia (19 599) e Português (16 912). O MEC, indica ainda que os 115 891 exames realizados a todas as disciplinas significam uma quebra de 19 829, em relação à segunda fase do ano passado.

A tutela explica ainda que "os exames da 2.ª fase apresentam resultados em regra inferiores aos observados na 1.ª fase, o que se explica, em grande medida, pelo facto de se destinarem principalmente aos alunos que não obtiveram aprovação na 1.ª fase". A melhor média desta derradeira oportunidade para concluir o secundário foi a Desenho A (126pontos), e a pior foi a Matemática B (71 pontos).

Dos alunos que chumbaram na primeira fase, "uma significativa percentagem" conseguiu agora "obter aprovação", indica a tutela. Deste grupo destacam-se as disciplinas de Geografia, onde 91% dos alunos internos conseguiu agora ter positiva, Português, com 84%, Biologia e Geologia (80%) e Matemática A, com 76%.

Na sua análise dos resultados, o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) defende que só se podem comparar os resultados desta segunda fase com a mesma fase do ano passado, considerando que "está fora de questão qualquer comparação com os resultados obtidos na primeira fase". Comparando apenas os alunos internos, o organismo que faz os exames sublinha "a tendência de estabilidade que tem vindo a ser observada", nas disciplinas com mais de 2500 provas.

Por isso, tanto as subidas das notas (a Geografia A e Português) como as descidas (História A, Biologia e Geologia, Matemática A e Física e Química A) foram consideradas estatisticamente pouco significativas.

Os alunos que agora reúnem as condições para concorrer ao ensino superior podem fazê-lo na segunda fase de candidaturas que começa a 8 de setembro.

Mais Notícias

Outros conteúdos GMG