20 detidos por dia por conduzir sob efeito do álcool

A PSP deteve nos primeiros seis meses do ano 3.500 condutores, com mais de 1,20 gramas de álcool por litro de sangue, o que significa mais de 20 pessoas por dia, segundo o porta-voz da polícia.

À Lusa, Paulo Flor indicou que o número de detenções, em relação ao mesmo período de 2011, aumentou em 1.100 pessoas.

"Não fiscalizamos mais e temos um igual número de operações em termos globais", precisou o agente.

O consumo de álcool associado ao cansaço e desatenção potenciam "cenários catastróficos".

Nos primeiros seis meses foram contabilizados 24 mil acidentes, menos três mil que em igual período do ano passado, enquanto o número de vítimas mortais desceu para 58, numa diminuição de sete pessoas.

O cenário foi apresentado durante uma ação de prevenção numa estação de serviço de Lisboa, em que a PSP quis mostrar a "outra face das operações".

"Mais do que encontrar razões objetivas e motivos válidos para autuar, temos por objetivo criar diálogos, sem o conceito repressivo", indicou Paulo Flor, sublinhando que parte da missão da polícia é auxiliar os condutores e fazer prevenção.

Além de Lisboa, decorreram ações no distrito de Setúbal onde foram distribuídos panfletos e um medidor da pressão dos pneus.

A aparência de uma operação stop à entrada da estação de serviço fazia muitos condutores mostrarem-se surpresos.

Para Paulo Flor relaciona-se com a "marca institucional" da polícia de trânsito, que, porém, procura proximidade e diálogo com os condutores.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG