20 autarquias devem mais de 4 milhões à Águas de Portugal

Dívida total é de 338 milhões, mas só há dois processos em tribunal, um deles o do Fundão. O Universo da AdP é constituído por mais 38 empresas, 5847 funcionários . As câmaras acusam Águas de usar fundos da UE mas não abater nas tarifas

Entre os maiores devedores à AdP há cinco autarquias acima dos 10 milhões de euros: Loures, Albufeira, Évora, Chaves e Lisboa.

Segue-se o Fundão, com uma dívida de 8 milhões de euros, e cujo presidente, o social-democrata Manuel Frexes, foi agora nomeado para o Conselho de Administração do grupo.

Depois de reconhecidas, as dívidas "são para pagar", garante o presidente da Associação Nacional de Municípios, Fernando Ruas.

Os municípios têm até dia 15 de fevereiro para apresentar um plano de pagamentos, mas no grupo há dúvidas de que grande parte das dívidas sejam liquidadas.

O presidente cessante da AdP, Pedro Serra, afirma que se o Governo "perdoasse" as dívidas o grupo entraria em "falência e incumprimento". Até porque tem um passivo de 3 mil milhões de euros.

Leia mais no e-paper do DN.

Outras Notícias

Outros conteúdos GMG